segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Corpo de Bombeiros suspende temporariamente Campanha de arrecadação de água mineral

A partir das 17 horas desta segunda-feira (23) o Corpo de Bombeiros suspende, temporariamente, a Campanha de arrecadação de água mineral para os municípios afetados pela lama de rejeitos que atingiu o Rio Doce devido à ruptura das barragens de resíduos de mineração em Mariana, Minas Gerais.

A suspensão decorre por haver várias outras ações bem sucedidas em andamento para o
fornecimento de água para a população, entre elas a distribuição e abastecimento de 52 reservatórios, onde cada morador recebe cerca de 50 litros de água por dia, além de toda a água mineral doada que já está na cidade.

A Campanha

A Campanha de doação de água mineral, lançada no dia 08 de novembro pelo Governo Estado, apoiado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, foi uma ação de caráter emergencial, em virtude das primeiras notícias que indicavam a chegada da lama de resíduos ao Espírito Santo na segunda (09) devido ao rompimento de duas barragens de resíduos de mineração em Mariana, Minas Gerais

 A ação serviu para a primeira resposta e assistência à população em caso de desabastecimento de água nos municípios de Baixo Guandu e Colatina, até que tivéssemos uma noção real de seus impactos e outras medidas também fossem adotadas.

O planejamento das ações foi elaborado com a instalação do Sistema de Comando de Operações (SCO) nos municípios de Colatina e Baixo Guandu e, colocadas em prática, garantiram a manutenção do abastecimento emergencial, com participação conjunta os governos estadual e municipal.

O SCO permanecerá nos dois municípios até a normalidade da situação nestes municípios. As doações de água vindas de vários pontos de recolhimento do Estado e contou com grande participação da sociedade civil. O Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e o 38º Batalhão de Infantaria, em Colatina, têm tido a responsabilidade de coordenar a distribuição da água mineral recebida das doações. Até a tarde desta segunda-feira (23) foram recebidos mais de 100 mil litros de água mineral no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros em Vitória, além das outras doações que foram enviadas diretamente para Baixo Guandu e Colatina.

Doações no jogo entre o Fluminense e Avaí

No último domingo (22) foram arrecadados 20mil litros de água durante este jogo que ocorreu no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A ação teve participação de 46 escoteiros e bombeiros que estavam de serviço no dia e os caminhões já foram para Colatina.

Bombeiros em Colatina

Diariamente, 20 bombeiros militares apoiam as ações de distribuição de água potável em Colatina. O objetivo é reforçar a atividade que está sendo realizada pelo 38º Batalhão de Infantaria para que a água dos 52 reservatórios seja distribuída de forma segura e igualitária à população.

Relações Públicas
Tenente Coronel Pavani
Cabo Neander
Cabo Karolina
Soldado Caldas
Tel.: 3137-4434 / 99711-0660
Email: bm5@bombeiros.es.gov.br
Facebook: bombeiromilitarES
Youtube: bombeiromilitarES
Twitter: @bombeirosES
Informações à Imprensa Sesp: 3636-1574 / 9901-9862

Radioamadores se organizam para a Crise da Bacia do Rio Doce

Ante o cenário de crise da Bacia do Rio Doce, com o rompimento da barragem da Samarco em Mariana – MG, ocorrido no dia 06 de novembro, e a passagem da lama de rejeitos pela calha do rio nos municípios capixabas de Baixo Guandú, Colatina, Marilândia e Linhares, informamos que após contato com os mantenedores das Estações Repetidoras de Radioamador em VHF localizados nas localidades de João Neiva e Colatina, os mesmos estão à disposição do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo para utilização em caráter complementar e suplementar em Comunicações de Emergência durante as ações neste período de Situação de Emergência e Calamidade Pública além do acesso normal aos radioamadores.

Em consonância a esta situação e perspectivando uma possível operação de forma integrada foi estabelecido um link entre estes dois repetidores, o que propicia além da cobertura de toda a região, o acesso ao sistema a partir da Grande Vitória.

Seguem abaixo os dados e localização dos repetidores:

Repetidor Indicativo (ANATEL): PP1MC
Localização: Município de João Neiva
Frequência 145,210MHz, Off-Set (-600kHz), SubTon: 91,5Hz
Mantenedor Responsável: Wilmar Barros Barbosa

Repetidor Indicativo (ANATEL): PP1RPT
Localização: Município de Colatina
Frequência 146,790MHz, Off-Set (-600kHz), SubTon: 123Hz
Mantenedor Responsável: Angelo Saviatto

Agradecemos aos mantenedores pelo pronto atendimento e esforço! Parabéns!

domingo, 8 de novembro de 2015

Corpo de Bombeiros Inicia campanha para doação de água mineral para os municípios de Colatina e Baixo Guandu

Corpo de Bombeiros Inicia campanha para doação de água mineral para os municípios de Colatina e Baixo Guandu

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) inicia na manhã de segunda (09), às 09:00 h, a campanha para doação de água mineral para ajudar os municípios de Colatina e Baixo Guandu, em virtude do desastre do rompimento das barragens no município de Mariana, MG, e que trará consequências para a população destas regiões do estado.

A solidariedade dos capixabas será de fundamental importância para ajudar as pessoas que sofrerão os impactos devido à suspensão da captação da água no Rio Doce.

Assim, no intuito de melhor atender aos municípios, orientamos que as doações sejam feitas diretamente no quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Vitória.

ATENÇÃO: COMO E ONDE FAZER DOAÇÕES
O que doar:
Somente água mineral

Onde doar:
Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo
Rua Tenente Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá, Vitória (ao lado da 3ª Ponte)

Contato: Defesa Civil Estadual
(27) 3137-4440