quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Radioamadores em Alerta no Estado do Espírito Santo

Caríssimo Companheiro Radioamador,

O Estado do Espírito Santo está passando por um momento muito difícil ante as últimas chuvas. Vários municípios estão afetados por inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra, são eles: Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Fundão.

A Defesa Civil Estadual está empenhada em dar o suporte necessário à sociedade capixaba. Já são contabilizados mortos por conta de enchentes e soterramentos. Portanto, algumas recomendações são importantes:


Enchentes

Antes:

  • Informe-se sobre abrigo em locais altos e secos, para você e sua família;
  • Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechados e em local protegido.
  • Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos);
  • Retire os animais de estimação da casa;
  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada d`água;
  • Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a enchentes;
  • Feche bem as portas e janelas.

Durante:

  • Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, peça ajuda ao CORPO DE BOMBEIROS (telefone 193) a e DEFESA CIVIL (telefone 199). Em caso real de emergência, DISQUE 102 que a telefonista o ajudará;
  • Não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro.
  • Evite contato com as águas da enchente: elas estão contaminadas e podem provocar doenças e acidentes. Só entre na água se for absolutamente necessário. Proteja-se com calçados e botas. Evites acidentes;
  • Não coma alimentos que tivera contato com as águas da enchente. Não beba água da enchente, em hipótese alguma.


Depois:

  • Tenha cuidado: veja se sua casa não corre o risco de desabar;
  • Raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios;
  • Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente;
  • Cuidado com aranhas, cobras e ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios;
  • Retire todo o lixo da casa e do quintal e coloque para a limpeza pública;
  • Não use água de fontes naturais e poços depois da enchente, pois estão contaminadas. Informe-se na Unidade de Saúde mais próxima.


Os principais cuidados são:

As crianças jamais devem ficar trancadas em casa sozinhas.


Se houver necessidade de sair, faça o seguinte:

  • Feche as portas e janelas de sua casa e do seu carro. Cuide para colocar o seu carro em lugar onde não seja prejudicado pela água ou possível desabamento.
  • Sempre que possível, é bom deixar um pouco de alimento guardado em casa. Assim, você poderá passar, pelo menos, três dias sem ter de ir buscar comida, enquanto o tempo melhora.
  • Se as coisas piorarem e for necessário deixar a casa, levando a família, prepare uma pequena bolsa com seus documentos (dentro de um saco plástico). É bom lembrar dos alimentos para bebê e dos remédios, se houver pessoa doente.
  • Sempre que precisar deixar sua casa, pense que poderá se perder das crianças. Por isso, procure identificá-las, colocando uma fita de esparadrapo no pulso de cada uma. Escreva nessa fita o nome, endereço e o tipo de sangue. Cuidado para não apertar demais a fita.
  • Cuide bem dos animais. Se não puder leva-los, lembre-se de que os pássaros engaiolados e cachorros acorrentados poderão morrer afogados. É melhor soltá-lo.
  • Observe sempre o nível dos rios e das águas junto à sua casa. Se estiver subindo, você poderá ficar isolado durante a noite, enquanto estiver dormindo. Nesse caso você deverá fazer o seguinte:
  • Se notar que a água está subindo e vai entrar em sua casa, tome os seguintes cuidados:
  • Sempre que tiver de abandonar sua casa, desligue a chave geral de luz, o gás e fecha as portas e janelas. Solte os animais. Avise os vizinhos e as autoridades.
  • Saindo de casa, leve sempre um rádio de pilhas (veja se funciona) para receber notícias e instruções da Defesa Civil.
  • Se tiver viajando de carro, só passe em estrada alagada depois que tiver certeza de que a água só vai até a metade dos pneus. Coloque o carro em primeira marcha, acelere o motor e passe devagar para não jogar água na parte elétrica. Cuidado com os freios molhados. Eles não funcionam bem. É preciso testá-los sempre.
  • Nessas situações, procure usar, sempre que puder, os caminhos mais conhecidos. Assim, você estará mais seguro, até chegar ao local desejado.
  • Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, amarre-o a um poste ou a uma árvore e procure um lugar seguro.

Se você estiver em alguma dessas regiões afetadas ou que esteja em risco iminente procure se manter em local seguro.

IMPORTANTE: SE VOCÊ TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO DE EXTREMA RELEVÂNCIA COMO RISCO IMINENTE DESASTRE OU O DESASTRE AINDA NÃO SOCORRIDO ENTRE EM CONTATO COM A DEFESA CIVIL DE SEU MUNICÍPIO (COMDEC) OU COM A DEFESA CIVIL ESTADUAL (CEDEC). DÊ INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À SUA IDENTIFICAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E CENÁRIO DE RISCO. (LEMBRE DE APRESENTAR-SE COMO RADIOAMADOR)

Caso os telefones não estejam em funcionamento ou estejam fora de seu alcance utilize os repetidores em VHF: 145210 - Regiões Norte e Serrana, 146870 - Região Metropolitana, 145450 - Região Sul. Muito possivelmente haverá um radioamador que fará a ponte necessária para o repasse de informações.

LEMBRE-SE: "Quem não vive para servir, não serve para viver!

Atenciosamente,

Renan de Almeida - PU1ARE
Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo
Diretor de Assuntos de Defesa Civil da LABRE-ES - Biênio 2009-2010

As chuvas matam cinco pessoas no ES


Cinco pessoas morreram no Espírito Santo nesta quinta-feira (30) por conta das chuvas que atingem o sul do Estado. De acordo com a Defesa Civil Estadual, três pessoas morreram soterradas no desabamento de uma casa em Afonso Cláudio. Em Cachoeiro do Itapemirim, uma vítima foi arrastada pela água no centro da cidade e não resistiu. Já em Jerônimo Monteiro, uma pessoa morreu ao ser levada pela correnteza quando tentava atravessar uma ponte.

Em todo o Estado, 4.162 pessoas estão desalojadas (abrigadas em casas de amigos e parentes) e 551 estão desabrigadas (encaminhadas a abrigos públicos).

No total, 77.294 foram prejudicadas pelas chuvas, e 3.593 edificações sofreram danos. Já são 27 municípios afetados por inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos no Espírito Santo.

São eles: Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Fundão.

Foi decretada situação de emergência em Ibatiba, onde 16 pessoas ficaram feridas por conta de deslizamentos de terra e do aumento dos níveis do rio Pardo e dos córregos Ipê e São José. Os sistemas de abastecimento de água e de transporte público da cidade estão prejudicados.

Em Muqui, onde todo o perímetro urbano e rural foi afetado, pelo menos 468 pessoas foram deslocadas do município. A chuva também danificou o sistema de abastecimento de água e o transporte público da cidade.

Em Santa Maria de Jetibá, onde mais de 500 pessoas estão desalojadas, três casas foram soterradas, uma ponte foi destruída e outras três danificadas. A situação é grave também em Alegre e Marechal Floriano, onde há mais de 800 desalojados em cada município.

Fonte: UOL

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Curso de Aprofundamento em Defesa Civil e RENER - 04/12/2010

O Curso realizado neste dia 04 de dezembro de 2010 foi muito proveitoso. Tivemos a presença da Sub. Tenente Bubacker da CEDEC-ES e do Sr. Paulo Cesar, Coordenador da RENER Nacional.













O encontro teve a participação de 20 radioamadores onde pudemos apresentar questões pertinentes sobre operações de emergência.













Os certificados serão confeccionados pela CEDEC-ES e serão entregues logo em seguida em ocasião oportuna.

domingo, 28 de novembro de 2010

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Curso de Aprofundamento em Defesa Civil e RENER

Prezados companheiros,


dia 04/12 das 8:00h as 12:00h no auditório da CEDEC-ES (Batalhão do Corpo de Bombeiros - Enseada do Suá - Vitória) será realizado o Curso de Aprofundamento em Defesa Civil e RENER para radioamadores voluntários da rede.

Para participar o radioamador deverá ser inscrito na RENER-ES conforme encaminhamento do Coordenador Nacional.

Para fazer sua inscrição como voluntário basta acessar o link no topo da página, ler as explicações sobre a rede e preencher o formulário on-line. Caso o formulário não esteja disponível, encaminhar e-mail para paulo-cesar.santos@integracao.gov.br


Maiores informações com o Coordenador Estadual da RENER-ES Renan de Almeida - PU1ARE pelo tel 27-99998525 ou msn renanalmeida@hotmail.com.

domingo, 9 de maio de 2010

Exercício Global de Emergência - GLOBALSET - RENER

Prezados Companheiros Radioamadores e voluntários da RENER,

A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores foi convidada a participar do GLOBALSET2010, um simulado mundial de emergência da IARU -Região 1. Acontecerá no dia 15 de maio entre 4:00 e 8:00 UTC (entre 1:00h e 5:00h horário de Brasília - Sábado de madrugada).

O simulado consistirá em estabelecer pequenos qso´s com outras estações participantes e registrar estes contatos durante as 4 horas de exercício em um log padrão que deverá ser encaminhado para a estação HQ Regional e para a RENER. O log padrão se encontra em http://bit.ly/8ZyOTG

O padrão de chamada será "CQ GLOBALSET +INDICATIVO DE CHAMADA+RENER". E os QSOs são padronizados conforme o anexo.

As estações HQ apenas farão a escuta destes comunicados e repassando os dados copiados para a Estação HQ Nacional. Os e-mails para encaminhamento do log são: renanalmeida@hotmail.com (Estação HQ Regional Espírito Santo) e rener@integracao.gov.br (Estação HQ Nacional). ESTES LOGS SERÃO ENVIADOS À IARU.

As Inscrições são permitidas até dia 12 de maio. Pelo e-mail rener@integracao.gov.br

Você deverá escolher as bandas e modos de operação no ato da inscrição. Conformehttp://www.defesacivil.gov.br/pdf/rener/lista_globalset.pdf


ATENÇÃO: É INDISPENSÁVEL A LEITURA DO ANEXO PARA ENTENDIMENTO DA DINÂMICA DO SIMULADO, COMO CHAMAR CQ E FORMATO DO QSO. SUGERIMOS QUE SEJA FEITA A LEITURA ANTES DA INSCRIÇÃO.


QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS À DISPOSIÇÃO


PARTICIPE!

Atenciosamente,

Renan de Almeida - PU1ARE
Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo
Estação HQ Regional do Espírito Santo - GLOBALSET2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Exercício Global de Emergência

Prezados voluntários....


A IARU convida os Radioamadores envolvidos com emergência, no Brasil, Região 2, da América do Sul, para participarem do exercício global de emergência que será realizado no dia 15 de maio. O horário é de 4:00h UTC até 08:00h UTC, ou seja, de uma da manhã até às 5 da manhã do dia 15/5. O horário é complicado, mas emergência não escolhe dia e hora.


Todos que desejarem participar devem fazer o registro no site indicados nas instruções e, em seguida, informarem para rener@integracao.gov.br , para o controle de estação PT2DC - RENER, que será a estação HQ (Coordenadora Nacional). Aqueles que desejarem atuar com estação HQ regional, devem informar para a RENER, que fará a seleção de bandas e modalidades para evitar duplicidade de atuação.


Qualquer dúvida, por favor, entre em contato no mesmo endereço citado acima.

Obs importante: Os voluntários que já são Coordenadores Estaduais e Municipais, têm a preferência para desenvolverem a função de estação HQ. VAMOS PARTICIPAR !!!!!!!!!!

Um ft 73 de

PT2PC – Paulo Cesar

RENER – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Ministério da Integração Nacional

Delegados de todo o Brasil aprovam mais de 100 diretrizes na Conferência de Defesa Civil

Brasília – Mais de 100 diretrizes foram aprovadas na Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que aconteceu de 23 a 25 de março, em Brasília. Promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a Conferência contou com a participação de quase 1.500 delegados, que representaram 18 Estados e o Distrito Federal e mais de mil municípios brasileiros.

O radioamador Nery Danese PY3LC, Coordenador da RENER no município de Erechim/RS, foi o único presente na condição de delegado do Rio Grande do Sul.

De acordo com Renan de Almeida - PU1ARE - Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo: “... nós, radioamadores, temos a formação necessária, tanto Coordenadores como Voluntários integrantes da RENER, para a proposição de políticas públicas na área de Defesa Civil. Temos a capacidade de contribuir com a discussão. O crescimento do radioamadorismo e da RENER passa, necessariamente, pela democratização dos ambientes, isto é, a possibilidade de sermos sujeitos ativos, propositivos e atuantes, e não apenas meros espectadores passivos, cumpridores de tarefas”.

Entre os temas que foram consenso estavam a criação da carreira de agente da Defesa Civil, a implementação do Fundo Nacional de Defesa Civil e a obrigatoriedade dos governos estaduais e municipais constituírem conselhos de Defesa Civil com a participação da sociedade.

A votação foi encerrada às 22 horas da quinta-feira (25/03) e o conjunto de resoluções aprovadas recebeu ao menos 70% dos votos dos delegados presentes. A secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, explicou que o resultado da votação ainda não é final, pois será necessário organizar as 103 resoluções aprovadas por eixos temáticos e encaminhá-las para o Conselho Nacional de Defesa Civil, composto por membros de vários Ministérios.

Segundo a secretária Ivone Valente, o mais importante é transformar a Política Nacional de Defesa Civil em lei. “Temos o prazo de 30 dias para apresentar a todos um relatório final, que trará um caderno especial com todas as propostas vindas dos 1.111 municípios que realizaram conferências”, explica a secretária.

No caso dessas diretrizes sinalizarem alterações em competências que não estão no âmbito do Ministério da Integração Nacional, elas serão encaminhadas como recomendações da conferência aos respectivos ministérios. “A idéia é que essas recomendações, ao chegarem aos ministérios, sejam acatadas para possíveis discussões e conversas para que se tornem fato”, conclui a secretária. As que são referentes à Integração Nacional serão levadas ao Conselho Nacional de Defesa Civil, que é deliberativo, para serem implementadas.

Fonte da noticia PY3LC

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Portal do Radioamadorismo Capixaba

Prezados Senhores,

agora contamos com mais uma ferramenta para ficar por dentro do que acontece em nosso hobbye. É o Portal do Radioamadorismo Capixaba. Nele você verá as atualizações de todos os Blogs sobre radioamadorismo do Estado do Espírito Santo. Será mais fácil acompanhar as novas notícias sem precisar abrir cada blog por vez.

Sempre ficarão listadas as últimas 5 postagens, a data de edição e o autor de cada uma delas. Fica mais importante a utilização de títulos em cada postagem nos mais diversos blogs. Qualquer sugestão, remeta-nos para 146500@blogspot.com

Faça uma visita em
http://radioamadorismocapixaba.blogspot.com e aproveite mais esta facilidade.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Conferência Nacional de Defesa Civil

Amigos,

A Conferência Nacional de Defesa é a grande chance que os brasileiros têm de participar de uma grande discussão a respeito de defesa civil e segurança da população. O Radioamador, um cidadão como outro qualquer, pode e deve participar das discussões. Do município, sairão os delegados para a convenção estadual e, posteriormente, para a Conferência Nacional que será realizada em Brasília, no mês de março. Procurem os prefeitos de seus municípios, incentivem a participar. Todas as informações estão na pág www.defesacivil.gov.br onde tem o link para a Conferência.



Um ft 73 de

PT2PC - Paulo Cesar

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Ministério da Integração Nacional


FONTE: Lista de Discussão RENER no Yahoo Grupos

Terremoto no Haiti

Favor com urgência divulgar em sua jurisdição que os radioamadores não devem

utilizar as freqüências 7.045 e 3.720 MHz tendo em vista que as mesmas poderão

ser utilizadas em caso de emergência, conforme solicitação do Coordenador de

Emergências da Área C da IARU-R2.

Favilla – PT2RY

Diretor Executivo da LABRE.

Fonte:
http://www.labre-sp.org.br/noticias.php?idnotic=792&vlink=0

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Curso do dia 05 de dezembro e carteirinhas


O curso realizado no dia 05 de dezembro foi muito rico e apresença do Cap. Pimenta foi primordial para o sucesso. Pudemos encarar "in loco" a necessidade do radioamador para a Defesa Civil quando chegou a informação que houve um deslizamento de terra em Brejetuba sem contato via rádio para a guarnição para lá deslocada. Este desastre vitimou um bebê de 11 meses.





Num momento final houve um debate sobre as ações a serem tomadas em prol da RENER-ES. Destacamos que o problema da RENER está lado a lado com o problema do radioamadorismo em geral: o enfraquecimento e a falta de radioamadores. Deliberamos fomentar o radioamadorismo nos municípios do interior montando um stand em feiras e eventos além de montar uma palestra para ser apresentada para grupos de pessoas, como forma de mostrar o que é e para que serve o nosso hobbye.



Contamos com as ilustríssimas presenças do Capitão Pimenta e do Eng. Willian, ambos da CEDEC-ES, além de nossos companheiros voluntários da RENER-ES.

Em tempo, comunicamos que chegou o primeiro lote de 20 carteirinhas dos voluntários da Rener. Favor entrar em contato comigo pelo repetidor 146610 ou pelo telefone 27-99998525.