Antes:
- Informe-se sobre abrigo em locais altos e secos, para você e sua família;
- Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechados e em local protegido.
- Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos);
- Retire os animais de estimação da casa;
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada d`água;
- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a enchentes;
- Feche bem as portas e janelas.
Durante:
- Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, peça ajuda ao CORPO DE BOMBEIROS (telefone 193) a e DEFESA CIVIL (telefone 199). Em caso real de emergência, DISQUE 102 que a telefonista o ajudará;
- Não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro.
- Evite contato com as águas da enchente: elas estão contaminadas e podem provocar doenças e acidentes. Só entre na água se for absolutamente necessário. Proteja-se com calçados e botas. Evites acidentes;
- Não coma alimentos que tivera contato com as águas da enchente. Não beba água da enchente, em hipótese alguma.
Depois:
- Tenha cuidado: veja se sua casa não corre o risco de desabar;
- Raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios;
- Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente;
- Cuidado com aranhas, cobras e ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios;
- Retire todo o lixo da casa e do quintal e coloque para a limpeza pública;
- Não use água de fontes naturais e poços depois da enchente, pois estão contaminadas. Informe-se na Unidade de Saúde mais próxima.
Os principais cuidados são:
As crianças jamais devem ficar trancadas em casa sozinhas.
Se houver necessidade de sair, faça o seguinte:
- Feche as portas e janelas de sua casa e do seu carro. Cuide para colocar o seu carro em lugar onde não seja prejudicado pela água ou possível desabamento.
- Sempre que possível, é bom deixar um pouco de alimento guardado em casa. Assim, você poderá passar, pelo menos, três dias sem ter de ir buscar comida, enquanto o tempo melhora.
- Se as coisas piorarem e for necessário deixar a casa, levando a família, prepare uma pequena bolsa com seus documentos (dentro de um saco plástico). É bom lembrar dos alimentos para bebê e dos remédios, se houver pessoa doente.
- Sempre que precisar deixar sua casa, pense que poderá se perder das crianças. Por isso, procure identificá-las, colocando uma fita de esparadrapo no pulso de cada uma. Escreva nessa fita o nome, endereço e o tipo de sangue. Cuidado para não apertar demais a fita.
- Cuide bem dos animais. Se não puder leva-los, lembre-se de que os pássaros engaiolados e cachorros acorrentados poderão morrer afogados. É melhor soltá-lo.
- Observe sempre o nível dos rios e das águas junto à sua casa. Se estiver subindo, você poderá ficar isolado durante a noite, enquanto estiver dormindo. Nesse caso você deverá fazer o seguinte:
- Se notar que a água está subindo e vai entrar em sua casa, tome os seguintes cuidados:
- Sempre que tiver de abandonar sua casa, desligue a chave geral de luz, o gás e fecha as portas e janelas. Solte os animais. Avise os vizinhos e as autoridades.
- Saindo de casa, leve sempre um rádio de pilhas (veja se funciona) para receber notícias e instruções da Defesa Civil.
- Se tiver viajando de carro, só passe em estrada alagada depois que tiver certeza de que a água só vai até a metade dos pneus. Coloque o carro em primeira marcha, acelere o motor e passe devagar para não jogar água na parte elétrica. Cuidado com os freios molhados. Eles não funcionam bem. É preciso testá-los sempre.
- Nessas situações, procure usar, sempre que puder, os caminhos mais conhecidos. Assim, você estará mais seguro, até chegar ao local desejado.
- Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, amarre-o a um poste ou a uma árvore e procure um lugar seguro.