quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

As chuvas matam cinco pessoas no ES


Cinco pessoas morreram no Espírito Santo nesta quinta-feira (30) por conta das chuvas que atingem o sul do Estado. De acordo com a Defesa Civil Estadual, três pessoas morreram soterradas no desabamento de uma casa em Afonso Cláudio. Em Cachoeiro do Itapemirim, uma vítima foi arrastada pela água no centro da cidade e não resistiu. Já em Jerônimo Monteiro, uma pessoa morreu ao ser levada pela correnteza quando tentava atravessar uma ponte.

Em todo o Estado, 4.162 pessoas estão desalojadas (abrigadas em casas de amigos e parentes) e 551 estão desabrigadas (encaminhadas a abrigos públicos).

No total, 77.294 foram prejudicadas pelas chuvas, e 3.593 edificações sofreram danos. Já são 27 municípios afetados por inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos no Espírito Santo.

São eles: Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Fundão.

Foi decretada situação de emergência em Ibatiba, onde 16 pessoas ficaram feridas por conta de deslizamentos de terra e do aumento dos níveis do rio Pardo e dos córregos Ipê e São José. Os sistemas de abastecimento de água e de transporte público da cidade estão prejudicados.

Em Muqui, onde todo o perímetro urbano e rural foi afetado, pelo menos 468 pessoas foram deslocadas do município. A chuva também danificou o sistema de abastecimento de água e o transporte público da cidade.

Em Santa Maria de Jetibá, onde mais de 500 pessoas estão desalojadas, três casas foram soterradas, uma ponte foi destruída e outras três danificadas. A situação é grave também em Alegre e Marechal Floriano, onde há mais de 800 desalojados em cada município.

Fonte: UOL