quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Defesa civil de Vila Velha usará radioamadores em casos de emergência


De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito

Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação

Criado: 23 de agosto de 2017

A Defesa Civil de Vila Velha pode contar agora com um grupo de radioamadores da Grande Vitória para atuação em casos de emergência e em grandes calamidades. Uma parceria está sendo formalizada para integrar o grupo de radioamadores ao Núcleo de Proteção da Defesa Civil (NUPDEC) do município. Mais de 30 voluntários já estão inscritos para a realização do trabalho voluntário. Os radioamadores voluntários serão treinados em encontro de capacitação no próximo sábado (26), das 8h às 16h, no auditório do Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), no Centro.

O evento “Comunicações de Emergência e Radioamadorismo” objetiva estimular e capacitar voluntários em comunicação de emergência da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener). Também vão participar do encontro, técnicos das prefeituras da Grande Vitória, integrantes do Corpo de Bombeiros e Policia Militar, além de outros aficionados pelo tema. “Quando todo o sistema de comunicação entra em colapso (internet, telefonia móvel e fixa), o sistema de radioamador mantém a cobertura”, explica o diretor do Grupo Expedicionários Capixabas de Rádio Emissão (Gecre), Kennedy Sandoval, um dos que propôs a parceria. Ele lembrou a expertise que adquiriram durante o trabalho desenvolvido pelos radioamadores durante as enchentes de 2013 no Espírito Santo.

“Espero que nunca tenhamos que utilizar”, disse o assessor adjunto Augusto Bandeira, que coordena a Defesa Civil de Vila Velha. “Mas o trabalho que eles realizam é muito valioso para nós”, sentencia.

Para o secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito (Semprev), Oberacy Emmerich, “a integração dos radioamadores à rede de voluntários,  deve fazer parte do plano de contingência da Defesa Civil. Isso tem uma importância fundamental para mitigar os efeitos de qualquer calamidade”, avaliou.

Radioamadores Voluntários  PU1ARC Ricardo e PP1KS Kennedy

http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2017/08/defesa-civil-de-vila-velha-usara-radioamadores-em-casos-de-emergencia-17470