quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Renúncia

Secretaria Nacional de Defesa Civil
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - ES
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER
Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo


Vila Velha, 04 de janeiro de 2012.
Of. Nº 01/12

Assunto: Renúncia

Amigos Radioamadores,


Venho por meio desta apresentar a minha renúncia ao cargo de Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo.

Infelizmente cheguei a um limite intransponível. Meus valores éticos, forjados em família, na igreja, nos movimentos sociais me fazem tomar uma atitude ante os últimos fatos publicados pelo programa Contas Abertas/UOL.

Ora, como continuar trabalhando como voluntário tendo o Ministério da Integração Nacional cometido graves faltas contra a dignidade humana, contra a vida das populações que residem em área de risco, contra aqueles que nessas horas tomam chuva por conta do descaso e da política pública do abandono?

Como continuar trabalhando como voluntário para um sistema que se baseia no gasto para a reconstrução ao invés de investir em prevenção?

Como continuar trabalhando como voluntário para um sistema que deixa de lado argumentos técnicos e utiliza suas dotações orçamentárias como moeda de troca politiqueira?

Como continuar trabalhando como voluntário para um sistema que desprestigia os valorosos companheiros Bombeiros deste país, sujeitando-as a situações desnecessárias e mal remunerados?

Como continuar trabalhando como voluntário para um sistema que não respeita o trabalho voluntário do cidadão comum: que trabalha, lê e indaga?

Não tenho condições de permanecer por vontade própria em algo que deixou de ser um espelho em que eu me reconheça.

Entendo ainda que as limitações da RENER precisam ser discutidas. Os voluntários desta rede têm plenas condições de traçar alternativas para a sua existência. Precisamos ser mais democráticos. Poder dar voz aos radioamadores. Descentralizar responsabilidades, ações e possibilidades. Não somos meros cumpridores de tarefas. Não acredito neste tipo de organização, muito menos em “Euquipes”.

A RENER em sua essência é boa. E ela precisa chegar ao nível de excelência para os radioamadores darem a resposta necessária à sociedade de que somos úteis e não apenas os causadores de “TVI”. Isto é uma condição indispensável.

Peço desculpas aos voluntários da RENER-ES que acreditam na rede. Fiz o que pude para estudar, construir e capacitar os companheiros. Não larguei o ideal. Ele permanece. Agradeço à comunidade radioamadorística capixaba que me indicou em 2006, ainda ZZ1ARE e com apenas alguns meses de rádio à LABRE FEDERAL para que assumisse a vacância herdada de nosso saudoso Patrick PP1BG. Vocês depositaram uma confiança indescritível e espero ter cumprido esta tarefa a contento.

Hoje posso dizer que cada um dos voluntários que participaram das capacitações têm as condições necessárias para dar continuidade aos seus estudos e poder desempenhar o papel que lhes é cabido. Para a questão da Coordenação, qualquer um destes voluntários tem a condição de cumprir a função que desempenhei durante estes cinco anos. Contudo, considero pertinente que alguma associação de radioamadores, em nosso caso a LABRE-ES ou a ARES assuma esta responsabilidade. É a possibilidade de termos novos ombros lado a lado nesta luta.

Agradeço à LABRE FEDERAL pela indicação e me coloco à disposição para quaisquer questões.

Sem mais para o momento, despeço-me.

Atenciosamente,

Renan de Almeida – PU1ARE