quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Of. Nº 01/09

Secretaria Nacional de Defesa Civil
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - ES
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER
Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo
Vila Velha, 15 de setembro de 2009.
Of. Nº 01/09
Para: Valter de Aguiar Filho – Presidente AMAMMOR

Prezado Companheiro,
A Coordenação Estadual de Defesa Civil – CEDEC/ES desenvolve ações visando a minimização dos desastres que por ventura ocorram em nosso Estado, porém, em algumas ocasiões os sistemas convencionais de comunicação entram em colapso, impossibilitando o contato nessas áreas e consequentemente dificultando o socorro e a assistência à população afetada por sinistro.
Para suplantar esse entrave a Secretaria Nacional de Defesa Civil implantou a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER por intermédio da Portaria do Ministério da Integração Nacional nº 302, de 24 de outubro de 2001, regulamentada pela Portaria nº 307, de 22 de julho de 2009, com o objetivo de auxiliar a Defesa Civil pela formação de uma rede de radioamadores voluntários, devidamente autorizados que, com seus equipamentos, se colocam à disposição do interesse público quando acontecem os desastres.
Na expectativa da construção de uma rede de longo alcance e fácil acesso, a busca por locais apropriados para a instalação de repetidoras que operem dentro da faixa do VHF tem sido de extrema importância. Nosso objetivo é cobrir todo o estado com um único sinal conectando repetidoras no norte, centro e sul do estado, bem como uma repetidora na Grande Vitória, o que oportunizaria o sucesso de nosso intento.
Para exemplificar a necessidade de estruturação tivemos imensos transtornos no município de Mimoso do Sul, pois ficou sem comunicação por cerca de quatro dias atrasando a assistência à população afetada por enxurrada no final do mês de janeiro de 2007.
A busca por locais adequados passa pela seguinte característica: local de boa altitude, com energia elétrica, onde já tenha um serviço de rádio para que se possamos compartilhar o local sem prejuízo algum para os serviços já presentes. Desta forma observamos que o alto do Morro do Moreno-Vila Velha reúne todas estas capacidades, além de tornar esta localidade um marco para o desenvolvimento desta rede em nosso estado: a Associação dos Moradores e Amigos do Morro do Moreno.
Os equipamentos estão todos disponíveis, tendo como mantenedor o Sr. Cleber, morador de Vila Velha, Radioamador tendo como indicativo de chamada PU1CMA. Ele se responsabilizará pela manutenção e ajustes necessários à repetidora além da licença de outorga que será dada pela Anatel.
Precisaremos instalar duas antenas na torre e a própria repetidora no abrigo dos serviços compartilhados no local. Um ponto de energia elétrica é o suficiente para que nosso equipamento funcione.
Desde já agradecemos.
Renan de Almeida
Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo