domingo, 30 de setembro de 2007

OF. 02/2007 - RENER - ES

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - ES

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão

Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER

Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo


Vila Velha, 15 de fevereiro de 2007.


Of. Nº 02/07


Para: Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL-ES

Prezados Companheiros,


É com muito entusiasmo que recebí a nomeação para o cargo de Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo em 15 de novembro de 2006 pela LABRE- Federal.

Um misto de alegria e esperança nas possibilidades que se oportunizam agora: a busca pela organização dos radioamadores voluntários, a implementação de um calendário de cursos e treinamentos bem como o estabelecimento de uma rede paralela de apoio para eventuais ações.

Tivemos algumas experiências nesta passagem de ano. As chuvas e enchentes no norte e noroeste do Estado (Rios Cricaré e Doce) e as chuvas no sul em São José do Calçado, Ibitirama e região.

A grande dificuldade que encontramos foi viabilizar os contatos necessários para a ativação e funcionamento da RENER junto aos radioamadores das regiões afetadas. Para tanto, além do estreitamento de relações junto a esta Agência como parceira no sentido de alavancarmos a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores solicitamos à ANATEL – ES que disponibilize ferramental de grande valia para nossa atuação, quais sejam: listagem dos radioamadores por município em todo o Estado, sua classe e seus respectivos e-mails e telefones.

Vale destacar que apenas uma pequena parcela de radioamadores detém os procedimentos relativos às Situações de Emergência. A manutenção e propagação deste conhecimento somente se faz quando alcançamos o maior número de radioamadores.

Confiante no apoio institucional e na garra dos radioamadores de nosso Estado termino este ofício desejando um feliz 2007 na expectativa do estreitamento de nossas relações..


Atenciosamente,



Renan de Almeida - PU1ARE

Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo



End.: Rua Treze, nº 35, Vila Nova, Vila Velha – ES CEP: 29105-135

Tels: 27-33997952 e 27-99998525 (preferencial) E-Mail: renanalmeida@hotmail.com